Tratamento de esgoto simples, econômico e sustentável
Faça parte da rede de parceiros que está transformando o mercado com soluções sustentáveis e inovadoras.
Tratamento de esgoto eficiente e seguro, sem impactos ambientais.
Economia garantida, sem necessidade de serviços especializados.
Fácil de instalar e manter, com alta qualidade e durabilidade.
O esgoto sanitário entra pela tubulação (1) e é levado pela tubulação interna até a parte inferior do Biodigestor (2) onde é forçado a seguir um fluxo ascendente (de baixo para cima).
Por ação da gravidade, A parte sólida do esgoto se separa da líquida e é formada uma camada de lodo ativo onde há forte ação de micro-organismos anaeróbios (naturalmente presentes no esgoto) para que haja a decomposição da matéria orgânica. Seguindo o fluxo ascendente, o esgoto que entrou pela tubulação do biodigestor passa por essa camada de lodo ativo e a matéria que vai sendo decomposta vai sedimentando no fundo cônico, onde se acumula como lodo estabilizado.
A parte líquida restante infiltra no cesto interno (3) onde entra em contato com o material filtrante (mídias plásticas).
O líquido que passa pela primeira câmara (onde está o lodo ativo) é então direcionado para o cesto de mídias que possui duas principais funções, 1. evitar que os gases formados na decomposição carreguem pequenas partículas sólidas para o sistema de infiltração (funcionando como um separador trifásico) e, 2. as mídias servem como abrigo para outro tipo de bactérias se desenvolverem e então contribuírem ainda mais para a degradação da matéria orgânica presente no esgoto, tornando o efluente tratado mais limpo.
O efluente é finalmente coletado pela calha interna e liberado pela tubulação de saída (4) para ser levado até o correto destino (sumidouro, vala de infiltração, canal de drenagem, etc.).
O lodo (5) resultante do processo de digestão fica acumulado no fundo cônico do Biodigestor e deve ser extraído para a caixa de secagem em intervalos entre 12 meses. Para a extração do lodo basta efetuar a abertura do registro (6) e realizar a descompactação do lodo estabilizado pela tubulação (7).
Após a remoção do lodo, fechar o registro e deixar o lodo secar até a próxima extração. O sistema de extração de lodo irá parar sozinho quando os níveis internos das tubulações sejam atingidos. Em caso de se observar forte cheiro de esgoto, fechar o registro e aumentar o intervalo de limpeza para garantir que apenas o lodo estabilizado seja retirado do biodigestor.
Biodigestor Eco 750L
Biodigestor Eco 1500L
Compare as principais opções de tratamento de esgoto e veja como o Biodigestor Aquarela Eco se destaca em todos os quesitos
Pronto para investir na solução mais eficiente para tratamento de esgoto?
A nova norma da ABNT, NBR17076/2024, estandardiza o procedimento para se constatar a eficiência de um Equipamento Compacto de Tratamento de Esgoto (ECTE). Esta avaliação tem duração de 12 meses de análise e os fabricantes mais responsáveis, como a Aquarela ECO, devem seguir este processo durante os próximos meses. Neste meio tempo, podemos constatar com nossos dados de campo e com base na literatura que o Biodigestor da Aquarela ECO tem capacidade de tratamento superior a 85% de redução de carga orgânica.
Para obter um orçamento, entre em contato com um de nossos revendedores autorizados.
Caso precise de ajuda para localizar a loja mais próxima, nosso time comercial está à disposição:
📧 contato@aquarela.eco.br
📞 (17) 3811-1580
A instalação deve ser feita de acordo com as normas locais e as instruções presentes no Manual de Instalação Aquarela Eco. Recomendamos que o serviço seja realizado por um profissional qualificado para garantir a eficiência do sistema.
A limpeza do Biodigestor é simples: a extração do lodo deve ser feita a cada 12 meses, podendo variar conforme os hábitos de uso de cada empreendimento. Essas limpezas devem ser executadas de preferência em períodos de seca. Consulte o Manual de Instalação para instruções detalhadas sobre a manutenção.
A caixa de secagem é essencial para a extração segura e prática do lodo tratado pelo Biodigestor. Por meio dela, o lodo estabilizado extraído nas limpezas anuais permanece em repouso para seu deságue e total mineralização, evitando qualquer risco de contaminação de pessoas, pets e do meio ambiente. Após a extração do lodo do Biodigestor, o lodo deve permanecer mais um ano dentro da caixa para então ser retirado antes do próximo evento de manutenção do bio. A Caixa de Secagem Aquarela Eco, oferece uma alternativa prática e segura para o seu sistema. Seu dimensionamento e formato visam facilitar a operação de manutenção e retirada do lodo de dentro da caixa.
Os Biodigestores da Aquarela Eco foram projetados para tratar exclusivamente esgoto doméstico, atendendo aos padrões de eficiência e segurança. Não recomendamos o uso para outros tipos de resíduos. Para qualquer dúvida, entre em contato com nossa central de atendimento (17) 3811-1580.
O Biodigestor é uma solução moderna que por ter um diferente regime hídrico, possibilita um tratamento bastante eficaz em um produto mais compacto quando comparado aos sistemas convencionais de fossa séptica. Além disso, sua manutenção é mais simples quando comparada a uma fossa convencional uma vez que não precisa de caminhão limpa fossa para a extração do lodo.
Faça parte da rede de parceiros que está transformando o mercado com soluções sustentáveis e inovadoras.
Receba as melhores dicas e inovações sustentáveis diretamente no seu e-mail!
Aquarela Eco é uma empresa especializada em soluções sustentáveis, oferecendo tecnologias como biodigestores, tanques de armazenamento de água e cisternas para promover eficiência e preservação ambiental em propriedades rurais e urbanas. Com foco em inovação e responsabilidade ecológica, ajudamos nossos clientes a transformar desafios em oportunidades para um futuro mais consciente.